Um breve histórico: Graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1992) e doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1998). Treinamento em Ciências da Vida Espacial, Space Life Sciences Training Program - National Aeronautics and Space Administration (SLSTP-NASA), Visiting Scholar da University of Illinois College of Medicine at Peoria e Senior Research Fellow no King's College London. Professor Associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais: Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Neurociências (NNC - http://www.nnc.ufmg.br) e Diretor do Centro de Tecnologia e Pesquisa em Magneto Ressonância (CTPMAG - http://www.nnc.ufmg.br/CTPMAG).

                   

Núcleo de Neurociências (NNC)

 

Por mais de uma década, antes mesmo de sua inclusão no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq em 2000, o Núcleo de Neurociências (NNC-UFMG) vem executando trabalhos na área de neurofisiologia básica resultando em vários artigos publicados em revistas científicas internacionais de impacto. O grupo já está consolidado e foi agraciado com a concessão de inúmeros financiamentos oriundos de diversas agências Nacionais e Internacionais, dos quais destaco dois Editais do Programa de Apoio a Núcleos Emergentes da FAPEMIG (EDITAL - 004/2007e 16/2010). Durante sua história, o NNC formou 45 mestres e 23 doutores, sendo que atualmente pelo menos 10 atuam como docentes em Instituições de Ensino Superior. O NNC conta hoje com uma equipe de 5 docentes (3 com bolsa Produtividade Pesquisa do CNPq), 3 pós-doutorados PNPD, 19 alunos de pós-graduação e 5 alunos de IC. Contudo, nosso sucesso está intimamente atrelado às colaborações que mantemos com vários colegas das áreas de biologia experimental, engenharia, física, farmácia e neurociências. A título de exemplo, nossa parceria com laboratórios da Escola de Engenharia resultou na implementação de um centro de imagem não invasiva (CTPMAG) por Magneto Ressonância Funcional para a UFMG. O aparelho, com custo estimado de 1,5 milhão de reais, foi doado pelo King`s College London como parte de um projeto de colaboração científica com o Neuroimaging Research Group (NGR), sob a coordenação do Dr. Steve Williams, e o Department of Clinical Neuroscience (DCN), sob a coordenação do Dr. Mark Richardson. 

Professores do DFIB vinculados ao NNC: André Ricardo Massensini, Bruno Rezende Souza, Grace Schenatto Pereira Moraes, Juliana Carvalho Tavares e Márcio Flávio Dutra Moraes.

 

Centro de Tecnologia e Pesquisa em Magneto Ressonância (CTPMAG)