Principal

 Notícias


 07 de julho de 2017 Divulgado o resultado final do concurso para Professor Adunto A do Departamento de Zoologia na área de conhecimento "Sistemática de Protozoa de vida livre ou Metazoa, exceto Craniata, Panarthropoda, Mollusca e Annelida" - Edital 126/2017.

Resultado final

04 de julho de 2017 - Divulgado o resultado da prova escrita  e cronograma da arguição de memorial do concurso para Professor Adunto A do Departamento de Zoologia na área de conhecimento "Sistemática de Protozoa de vida livre ou Metazoa, exceto Craniata, Panarthropoda, Mollusca e Annelida" - Edital 126/2017.

Resultado da prova escrita

Cronograma

28 de junho de 2017 Tendo em vista o surgimento de dúvidas a respeito de algumas etapas do processo seletivo, seguem algumas informações para os candidatos do concurso para Professor Adunto A do Departamento de Zoologia na área de conhecimento "Sistemática de Protozoa de vida livre ou Metazoa, exceto Craniata, Panarthropoda, Mollusca e Annelida" - Edital 126/2017.

Esclarecimentos aos candidatos

 

07 de junho de 2017 - Foram divulgados o edital de convocação dos candidatos e a banca avaliadora do concurso para Professor Adunto A do Departamento de Zoologia na área de conhecimento "Sistemática de Protozoa de vida livre ou Metazoa, exceto Craniata, Panarthropoda, Mollusca e Annelida" - Edital 126/2017.

Edital de convocação

Banca avaliadora

Programa

Edital 

 

 23 de maio de 2017 - O departamento de Zoologia está com as inscrições abertas para a seleção de monitor para a disciplina de Zoologia I (diurno).

Edital Monitoria Zoologia

 


 

O DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA foi criado em 1969, como parte da transformação das antigas cátedras que compunham o curso de História Natural da UFMG. Neste mesmo ano, entretanto, por razões administrativas, foi anexado ao Departamento de Parasitologia e transferido da antiga Faculdade de Filosofia para a área do antigo Instituto Agronômico de Minas Gerais. Em 21 de fevereiro de 1976, um novo departamento de Zoologia foi criado com alocação de seu corpo docente, de 13 professores, para o Instituto de Ciências Biológicas, no Campus Pampulha. Naquela época foi concebido o “Primeiro Plano de Desenvolvimento da Zoologia” (I PDZ), que incluía programas de capacitação docente e de criação de cursos de pós-graduação e extensão. Este plano levou à criação, em 1989, juntamente com os Departamentos de Botânica e de Biologia Geral, do curso de pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre. 

  

O Departamento de Zoologia ministra disciplinas de graduação para os alunos dos dois turnos do curso de Ciências Biológicas da UFMG. Além das disciplinas obrigatórias para a licenciatura e bacharelado, o departamento oferece um rol de disciplinas optativas para os alunos do curso de Ciências Biológicas. O número de alunos atendidos a cada ano é, em média, de 480. A partir do primeiro semestre de 2010 o departamento passou a particiapr de duas disciplinas do novo curso de Aquicultura, da Escola de Veterinária da UFMG. 

 

                  

 

 

Chefe do Departamento                                        Secretária do Departamento

     Fernando Araujo Perini                                      Elisângela Aparecida dos Santos

 

 

 


Telefone: 3409 2898      email: dzoo.ufmg@gmail.com