Departamento de Patologia Geral

ICB-UFMG


 

História
 Origem e Evolução
 

A terceira década inicia com mudanças radicais no Departamento de Patologia Geral.  Pela primeira vez um docente é afastado para doutoramento no exterior.  Anilton Cesar Vasconcelos vai para a Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, para iniciar os estudos que lhe darão o título de PhD. As aposentadorias dos professores mais antigos começam a ocorrer, permitindo a entrada de professores mais jovens, com mestrado completo e mais comprometidos com a mudança de perfil do departamento. Acabam-se os concursos para Professores Auxiliares.

Assim é que Marcelo Vidigal Caliari, Wagner Luiz Tafuri, Mônica Patrícia Revelo Penafiel, Mônica Alves Diniz Ferreira e Rosa Maria Esteves Arantes entram para o Departamento entre 1993 e 1996, reforçando a equipe de docentes com mestrado completo e em DE. Paralelamente ocorrem aposentadorias de Roberto Junqueira de Alvarenga, Adilson Savi, Anísio Nunes, José de Souza Andrade Filho, Marcos Cláudio Moreira e Luiz Flávio de Souza Coelho. Ocorrem também mudanças no regime de trabalho de alguns docentes, interessados em manter atividades extra-universidade. Antonio Francisco de Souza, Sonia Boechat e Oliveira, Carlos Alberto Ribeiro, Vânia Fonseca Amaral e Ramão Tavares Neto entram com pedidos de mudança de regime de trabalho de DE para TP-20 horas semanais.

Praticamente todos os professores efetivos que restaram no departamento entram em programas de qualificação docente, só restando um docente sem mestrado depois do início de 1998. Em 1994, retorna dos Estados Unidos o primeiro doutor do departamento (Anilton Cesar Vasconcelos, PhD pela Universidade da Califórnia, Davis). Já em 1995, dois outros docentes terminam seus doutorados (Denise Carmona Cara Machado - em Patologia Experimental pela USP e Wagner Luiz Tafuri - em Parasitologia pela UFMG), aumentando o numero de Professores Doutores para três. Cria-se uma nova disciplina de Pós Graduação (Bases celulares das doenças) em 1995, que se soma à Anatomia patológica dos animais domésticos I (transferida da Escola de Veterinária para o Departamento em 1992). Uma outra (Patologia com ênfase em doenças parasitárias) é também transferida do Departamento de Parasitologia do ICB para a Patologia Geral em 1995.

Em 1996 Wagner Luiz Tafuri é afastado para realizar o primeiro pós doutoramento de docentes do Departamento no exterior. Ele vai para a Universidade Temple, na Philadelphia, de onde retorna no final do primeiro semestre de 1997.
 
Dois professores (Carlos Alberto Ribeiro e Mônica Patrícia Revelo Penafiel) são transferidos para o Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina em 1997 por estarem mais afeitos com essa área e uma nova professora (Luciana Moro) é contratada em 1998, reforçando a equipe dos professores em Dedicação Exclusiva. Também nessa época, o professor Geovanni Dantas Cassali se afasta com bolsa sanduíche de doutorado para Porto, em Portugal.

Incentiva-se as atividades de orientação acadêmica e o encaminhamento de projetos de pesquisa às instituições fomentadoras para a captação de recursos. Inicia-se a orientação de pós graduandos (mestrandos em 1995, com a primeira defesa de tese de orientados ocorrendo em 1996; e doutorandos em 1997). 
 
 


 

De volta para o ICBto ICB

E-mail para o Webmaster