. . . Universidade Federal de Minas Gerais.
Belo Horizonte, Minas Gerais, 2000. .e-mail:anilton@icb.ufmg.br |
6. GOTA ÚRICA:
latim "gutta" = gota, refletindo uma crença antiga de que a doença era causada por um veneno que caia gota a gota dentro da articulação...
Deposição de cristais de Ácido Úrico (uratos) nos tecidos conjuntivos e membranas serosas, afetando principalmente as articulações ("Gota articular"), pleura e/ou peritonio e túbulos renais da região papilar ("Gota visceral"), onde o pH baixo favorece a cristalização.
O excesso de uratos no sangue e nos fluidos orgânicos determinará a deposição no tecido conjuntivo e nas serosas de cristais hidrossolúveis (retirados pelo processamento histológico de rotina) em forma de agulhas, circundados por reação inflamatória. A fagocitose dos cristais pelos fagócitos freqüentemente é frustrada pela perfuração dos fagossomas pelos cristais determinando morte celular e amplificação da reação inflamatória, com diminuição do pH, o que favorecerá mais ainda a cristalização e precipitação de novos tofos gotosos, cronificando o processo inflamatório, com deformação local e dor aguda e intensa.
De volta ao Laboratório de Apoptose De volta à Patologia Geral
|
Fone: (0xx31) 499 28 87/ 499 28 81 / 9114 7841 FAX:
(0xx31) 499 28 78, http://www.icb.ufmg.br/~pat/apopt.htm email |