. . . Universidade Federal de Minas Gerais.
Belo Horizonte, Minas Gerais, 2000. .e-mail:anilton@icb.ufmg.br |
"Substância Fundamental Amorfa": São os Proteoglicanos ou Glicosaminoglicanos ou Mucopolissacarídeos Ácidos/MPS Ac (Reunião de proteínas com Ácido Urônico e N Acetil Hexosaminas). O alto teor de carbohidratos confere uma alta hidrofilia, facilitando a formação de Géis rígidos com carga negativa.
Colágeno: Representa 1/3 das proteínas totais, sendo composto de 33% de glicina, 13% de prolina e 9% de hidroxiprolina. É sintetizado pelos fibroblastos, condroblastos e osteoblastos. Diferentes proporções entre carbohidratos e peptídeos e diferentes seqüências de aminoácidos determinam características especiais caracterizando 4 ou 5 tipos diferentes de colágeno. Um tipo particular de colágeno é a reticulina, que apresenta tamanho diminuto e arranjo diferente, ainda que composição química semelhante. Os vários tipos são, em geral, responsáveis pela resistência.
Elastina: A reunião de aminoácidos hidrófobos (Valina, glicina, alanina, prolina) com a Lisina (que formará a bainha hidrófila) resulta na Tropoelastina, que oxidada pela lisiloxidase produzirá a Elastina. Ela é sintetizada pelos fibroblastos e por fibras musculares lisas, responsáveis pela elasticidade ("tipo borracha").
Fixas:
- Fibroblastos,
- Células Mesenquimatosas,
- Adipócitos,
- Histiócitos,
- Plasmócitos
- Mastócitos.
Livres:
- Monócitos/Macrófagos,
- Linfócitos,
- Eosinófilos
- Neutrófilos.
De volta ao Laboratório de Apoptose De volta à Patologia Geral
|
Fone: (0xx31) 499 28 87/ 499 28 81 / 9114 7841 FAX:
(0xx31) 499 28 78, http://www.icb.ufmg.br/~pat/apopt.htm email |