O Curso de Verão 'Prof. Wilson Teixeira Beraldo' é realizado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia, ICB/UFMG. Neste ano, a temática do Curso foi “A importância da ciência experimental: da ideia ao produto” e ocorreu no período de 18 a 29 de janeiro de 2016, em Belo Horizonte/MG. O Curso contou com 27 participantes das diferentes regiões do país, selecionados a partir de 221 inscritos. As atividades programadas possibilitaram a participação dos alunos em palestras e em diferentes aulas teóricas e práticas, além de um estágio em laboratórios do programa de seu interesse. As palestrantes foram ministradas por orientadores do programa, e versaram sobre a questão ética sobre o uso de animais em experimentação e sobre o papel da pesquisa básica para o desenvolvimento de novos fármacos e terapeuticas. As aulas foram ministradas pelos discentes do Programa, utilizando uma abordagem dinâmica e multidisciplinar, sempre com o intuito de enriquecer a experiência científica dos participantes. Ao final do Curso os participantes fizeram avaliações positivas sobre a temática, o conteúdo, a dedicação e o preparo na organização e realização do evento. Além disso, vários participantes demostraram interesse em ingressar em programas de pós graduação. Assim, acreditamos que a realização de curso de divulgação da Fisiologia Experimental seja de fundamental importância para estimular o ingresso de alunos nos diversos cursos de pós graduação do país.