Ruídos Interiores: Vídeo-Arte e Neurociência
O curso “Ruídos Interiores” aborda o tema complexo da nossa representação do mundo e insere-se na iniciativa crescente de quebrar as rígidas fronteiras entre arte e ciência.Como é o mundo captado por diferentes sistemas sensoriais? Esta questão será explorada por nós como um espaço de pesquisa científica e artística, no qual levantaremos tanto hipóteses, quanto referências ao que chamamos “realidade”. Ministrado pela artista e videasta francesa Elodie Lefebvre e pelo biólogo neurocientista Theo Mota, o curso articula-se em duas abordagens principais: 1 - a pesquisa sobre a percepção do mundo pelo homem e pelos animais em um ciclo de referências que mistura arte e ciência; 2- a aquisição de conhecimento e a experimentação no universo da vídeo-arte, como ferramenta alusiva aos diferentes mundos perceptivos.
Este curso dará continuidade ao programa de extensão intitulado “Olhares Cruzados”, que possui financiamento do Conselho Regional da Região Midi-Pyrénées – França e da casa de residências L’Atelier Blanc. Coordenado desde 2013 por Elodie Lefebvre e Theo Mota, o programa explora os olhares cruzados entre artista e cientista, e também entre homem e animal. Procurando interpretar a percepção no homem e no animal, os papéis designados pela sociedade ao pesquisador e ao artista se fundem um no outro, ou um pelo outro, impulsionando-os ao limite da experiência e aos pontos de saturação do “visível”. O vazio do “saber” se preenche pelo imaginário e pela intuição. O resultado deste programa, composto por vídeos e instalações surpreendentes, já foi selecionado para exposição na Chartreuse de Villefranche de Rouergue (05/2013 - 07/2013), na Chapelle des Pénitents Noirs - Aveyron (08/2013) e no Festival de Filmes Rencontre à la Campagne , em Rieupeyroux (09/2013). Em 2014, nossa experiência terá continuidade em território brasileiro, através do curso “Ruídos Interiores”, que transformará o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG em um território de diálogos entre arte e ciência, homem e animal, ilusão e realidade, vazio e percepção.
Objetivo geral:
As aulas teóricas e práticas ministradas durante o curso visam despertar nos alunos o questionamento sobre a realidade e a curiosidade pelas enigmáticas janelas perceptivas do mundo animal.
Objetivos específicos:
- Estabelecer um diálogo entre arte e ciência no terreno da percepção e da representação visual.
- Conscientizar sobre os diferentes tipos de percepção presentes no homem e nos animais.
- Experimentar o universo da vídeo-arte e criar instalações audiovisuais em torno dos temas abordados durante o curso
Este curso destina-se aos estudantes e demais profissionais das áreas biológicas e artísticas interessados no estudo da percepção, realidade, memória, representação visual e/ou vídeo-arte. Nossa proposta é compor uma turma de alunos composta por indivíduos tanto das áreas biológicas, quanto artísticas, proporcionando assim um diálogo entre essas áreas. Serão oferecidas 10 vagas para alunos das áreas biológicas e 10 vagas para alunos das áreas artísticas.
O curso será realizado entre os dias 24 e 28 de novembro de 2014, de 14 à 18h, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.
- Introdução à arte contemporânea e ao lugar ocupado pela vídeo-arte.
- Introdução aos diferentes tipos de percepção no homem e nos animais: abertura para outras formas de realidade.
- Introdução ao processo de pesquisa do artista e do cientista sobre a percepção do mundo.
- Confrontos e correspondências nos processos de criação artística e científica.
- Referências sobre a memória e a percepção sensorial em seres humanos e animais.
- Contato com a ferramenta de vídeo: aspectos técnicos - intenções - experimentação.
- Elaboração em grupo de cenários e notas de intenções explorando a visão subjetiva do mundo: o que se vê? como é visto? em que contexto?
- Criação e exploração de recursos visuais adaptados à câmera de vídeo digital.
- Filmagem e edição de sequências curtas.
- Testes de difusão de imagem em um determinado espaço.
- Discussões sobre o processo de criação desenvolvido por cada grupo de trabalho durante o curso.
- Avaliação das competências adquiridas pelos alunos e dos projetos de vídeo-arte elaborados durante o curso.
- Art and Visual Perception – Rudolf Arnheim
- Animal Eyes - Michael Land
- Neurociência da Mente e do Comportamento - Roberto Lent
- The Art of Bill Viola - Chris Townsend
- Presence and Absence: The Michael Snow Project - Jim Shedden & Bart Testa
- Imagining the Brain Closer than the Eyes - Gary Hill, Hans Belting
Prof. Theo Mota (Dpto. Fisiologia e Biofísica – ICB/UFMG):
Tel: (31) 34092938
Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
CENEX-ICB: