O Programa de Aulas Práticas de Fisiologia e Biofísica foi elaborado visando proporcionar aos alunos a possibilidade de analisar experimentalmente os processos fisiológicos e funções do organismo, bem como as leis biofísicas que os regem. Através de aulas práticas realizadas em modelos animais e no ser humano, nosso Programa enriquece e dinamiza o estudo da fisiologia neural, cardiovascular, respiratória, digestória, renal e endócrina. Muitas das aulas práticas são experiências clássicas em Fisiologia, que embora elementares do ponto de vista tecnológico, são profundamente ilustrativas dos princípios fisiológicos que se pretende estudar, permitindo ao aluno constatar por si mesmo o funcionamento do organismo ou da preparação isolada que está sendo objeto de estudo. As aulas práticas de biofísica colocam o aluno em contato com técnicas laboratoriais de rotina, como o preparo de soluções diversas, a medição de Ph ou a titulação. Além disso, alguns experimentos demonstram fenômenos biofísicos no nível celular, como por exemplo a influência da tonicidade no transporte através da membrana.
Os docentes do departamento consideram que o aprendizado é um processo ativo, no qual o professor cria as condições para que o aluno aprenda e este deve envolver-se de forma direta e ativa no aprendizado. As atividades de aula prática são desenvolvidas por grupos de alunos, numa perspectiva de trabalho em equipe e também de desenvolvimento da capacidade de observação e de avaliação crítica dos resultados. Se os resultados obtidos não estiverem de acordo com o esperado e nem com os descritos em compêndios, o aluno deverá procurar justificar estes resultados, raciocinando com as informações teóricas que possui e discutindo com os colegas e com o Professor. Acreditamos que o conhecimento, a experiência e a percepção dos fenômenos fisiológicos e biofísicos nos laboratórios de aulas práticas são únicos, valiosos e elementos indispensáveis para a formação de profissionais de alta qualidade. Com esta convicção, nosso corpo docente oferece uma oportunidade privilegiada aos alunos, sempre aplicando com rigor os princípios da ética experimental.