Laboratório de Farmacologia Cardiovascular e da Inflamação LAFACI
Laboratório-de-Farmacologia-Cardiovascular-e-da-Inflamação-LAFACI01

Trata-se de um laboratório multidisciplinar, no qual as enfermidades inflamatórias e cardiovasculares são estudadas por métodos farmacológicos clássicos associados a abordagens biomoleculares. São duas as principais linhas de pesquisa:

1) Estudo da resposta inflamatória em modelos de inflamação sistêmica.

Professora responsável: Marina Gomes Miranda e Castor Romero

O modelo experimental mais amplamente estudado dentro desta proposta é o da Doença do Enxerto-Contra-Hospedeiro (DECH) ou Graft-Versus-Host Disease (GVHD). Esta doença é secundária ao transplante de medula óssea e ocorre quando os linfócitos T contidos no transplante reconhecem disparidades antigênicas entre o doador e o receptor, reagindo contra os tecidos do hospedeiro. A GVHD é caracterizada por uma exacerbada resposta inflamatória e lesão tecidual em vários órgãos como intestino, pele, fígado e pulmão, e está associada a uma alta mortalidade. Assim, nossa proposta é estudar os mecanismos fisiopatológicos envolvidos na doença, aprofundando no conhecimento dos mediadores inflamatórios e das interações celulares que resultam na inflamação dos órgãos alvo. Em consonância, também propomos o estudo de novas estratégias farmacológicas que possam contribuir para o controle da inflamação e aumento da sobrevida.

 

2) Envolvimento da inflamação e resposta imune na fisiopatologia de doenças cardiovasculares (DCV):

Professor responsável: Stêfany Bruno de Assis Cau

Visando ampliar o arsenal de terapias medicamentosas para o tratamento das DCV, estudamos como são desenvolvidas respostas imunes (inata e adaptativa) sistêmica e em órgãos-alvo durante as doenças cardiovasculares (hipertensão arterial, insuficiências cardíaca, …), ou nas complicações de doenças metabólicas crônicas (obesidades, diabetes, síndrome metabólica). Se distinguem 2 sub-áreas:

– Papel dos receptores de reconhecimento de patógenos nas alterações cardiovasculares em modeles experimentais de hipertensão arterial e diabetes;

– Modulação da resposta inflamatória cardíaca em camundongos submetidos a dietas com alto teor de carboidratos ou lipídeos.

Laboratório-de-Farmacologia-Cardiovascular-e-da-Inflamação-LAFACI02

Laboratório-de-Farmacologia-Cardiovascular-e-da-Inflamação-LAFACI03

Laboratório-de-Farmacologia-Cardiovascular-e-da-Inflamação-LAFACI04